sábado, 20 de abril de 2024
sábado, 20 de abril de 2024
Cabo Frio
21°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
QUATRO DÉCADAS DE HISTÓRIA

Livro que celebra os 40 anos do grupo teatral Creche na Coxia será lançado esta semana

Obra cataloga os espetáculos apresentados pela companhia de Cabo Frio

20 abril 2021 - 10h57Por Redação
Livro que celebra os 40 anos do grupo teatral Creche na Coxia será lançado esta semana

Será na quinta-feira (22), às 19h, o lançamento oficial do livro 'Creche na Coxia — 40 anos em cena', editado pela Sophia. Em 168 páginas, a obra traz rico acervo fotográfico, mapas de palco, reportagens publicadas em jornais  e informações detalhadas sobre os processos de pesquisa e concepção dos 35 espetáculos apresentados pelo grupo teatral cabo-friense. A live será transmitida pelas páginas de Facebook do Creche na Coxia e Sophia Editora. O projeto foi contemplado pelo Edital Retomada Cultural, promovido pela Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro como ação decorrente da Lei Aldir Blanc. 

O catálogo terá distribuição gratuita para unidades educacionais, centros culturais, entidades artísticas como federações teatrais, festivais de teatro, bibliotecas populares do município e região. "Ficou bem feito,  bem diagramado, gostoso de ler, com pequenas surpresas a cada passagem de página", destaca Silvana Lima, atriz, autora e diretora. 

Entre as curiosidades que o leitor encontrará no livro está a mudança de nome da companhia: antes chamado Ziembinski, o grupo batizou-se Creche na Coxia a partir da peça 'Devo, não nego'. É que, entre 1985 e 1988, os ensaios passaram a ser frequentados pelos filhos dos atores e atrizes. Eles ficavam nas "coxias", espaços nas laterais do palco, enquanto os pais contracenavam. "Uma creche brincando na coxia", observou José Facury. 

O projeto tem direção-geral de José Facury Heluy, Silvana Lima e Tânia Arrabal Heluy, texto de José Facury Heluy e Silvana Lima, pesquisa de Tânia Arrabal Heluy, Ravi Arrabal Heluy e José Facury Heluy, coordenação editorial de Rodrigo Cabral, preparação e revisão de Gustavo Rocha e Rodrigo Cabral e projeto gráfico, diagramação e capa de Julio Matos. 

Além do livro, um documentário sobre a história do Creche na Coxia também foi produzido. O lançamento será na quarta-feira (21), às 21h,  na TV Litoral News. 

Características
TIPO  capa dura
FORMATO  24 x 24
PÁGINAS  168
DISTRIBUIÇÃO gratuita
ISBN  978-65-88609-10-1