terça, 18 de junho de 2024
terça, 18 de junho de 2024
Cabo Frio
21°C
Park lagos
Park Lagos 2
Cultura

Cine Bardot, em Búzios, fecha as portas por dificuldades financeiras

24 agosto 2023 - 16h51Por Redação
Cine Bardot, em Búzios, fecha as portas por dificuldades financeiras

Palco de um dos maiores festivais de cinema do interior do estado do Rio de Janeiro, o Gran Cine Bardot, em Búzios, fechou as portas esta semana. O comunicado foi feito nas redes sociais. A decisão foi tomada após o projetor do espaço quebrar no fim de semana, e foi reforçada por dificuldades técnicas e financeiras enfrentadas pelo espaço desde 2021.

Neste ano, segundo os responsáveis pelo cinema, uma verba federal do Fundo Nacional de Cultura (nº 202140390014) teria sido depositada nos cofres públicos do município. O dinheiro deveria ser utilizado na transformação do espaço em um centro cultural, através de um projeto de modernização e renovação técnica da sala. Em um vídeo, Ana Paz, uma das fundadoras do Cine Bardot, contou que esperava receber a verba antes do projetor do cinema morrer, mas isso não aconteceu. 

– E nós recebemos, hoje, a lamentável notícia de que teremos que continuar esperando que a Secretaria de Cultura de Búzios conclua esse processo com as portas do Cine Bardot fechadas - contou.

A Prefeitura de Búzios emitiu uma nota oficial informando que chegou a tentar arrendar o cinema, mas os proprietários não teriam aceitado a proposta, e por ser o Gran Cine Bardot um cinema particular, o governo municipal não teria legalidade de alocar recursos públicos no espaço. Disse ainda que está aberto a discutir alternativas para promover a cultura em Búzios e colaborar com iniciativas culturais adequadas aos interesses públicos.

Inaugurado em 1994, o Gran Cine Bardot era o único cinema de Búzios, e ficava localizado em um dos pontos mais badalados da cidade, próximo à famosa Rua das Pedras. Além da dedicação à chamada sétima arte, os responsáveis pelo espaço também se dedicavam a projetos de cidadania, abrigando reuniões comunitárias, encontros políticos, exibições para escolas, projetos de formação técnica e audiências públicas. 

Os trabalhos também seguiam fora das paredes do cinema. Em seu site, o Gran Cine Bardot informa que ass esculturas da Brigitte Bardot e dos Três Pescadores, a construção da Casa de Cultura (hoje Circolo Social), o Espaço Zanine e o Cine Teatro da Rasa também são exemplos de projetos criados pelo Cine Bardot fora do seu espaço físico.

– Construímos o Cine Bardot em 1994, antes de construir a nossa casa em Búzios. Não seria possível viver numa cidade onde não houvesse um cinema, esse lugar imensurável que amplia os horizontes, traça referências e alimenta além do corpo - contou Mário José Paz, também fundador do espaço.