quarta, 24 de abril de 2024
quarta, 24 de abril de 2024
Cabo Frio
23°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
MEMÓRIA PRESERVADA

Acervo Márcio Werneck terá material audiovisual digitalizado

 Projeto acaba de contemplado com edital da Prefeitura do Rio de Janeiro

03 julho 2022 - 12h15Por Rodrigo Branco

Parte relevante da história, cultura e memória de Cabo Frio, Búzios e de toda região nos últimos 50 anos poderá ser preservada a partir da digitalização do material audiovisual do Acervo Márcio Werneck, que acaba de ser contemplado na primeira edição do edital Integra Rio, da Secretaria Especial de Integração Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro. O projeto de digitalização do material audiovisual do Acervo foi um dos escolhidos para financiamento na categoria 'Pesquisa e Inovação (Seminário)'. Com isso, cerca de duzentos slides e negativos feitos entre as décadas de 1970 e 1990 e aproximadamente cem fitas cassete, contendo entrevistas inéditas com personalidades ilustres de Cabo Frio e Búzios, muitas delas já falecidas, serão digitalizadas e disponibilizadas gratuitamente para o público em galerias no site do Acervo Márcio Werneck.

O conteúdo é resultado do trabalho de mais de 30 anos de estudos e pesquisa do historiador e fotógrafo, falecido em 2004. Cada fita tem cerca de uma hora de entrevistas, registradas na época da Una Cultural, empresa de Márcio e de Penha Leite, uma das pessoas responsáveis pela construção do acervo. Parte das conversas foi conduzida pela memorialista Meri Damaceno. Curadora do Acervo e filha de Márcio, a jornalista Maria Werneck explica que os áudios serão disponibilizados no formato de podcasts e no YouTube. A aprovação do edital da Prefeitura carioca faz parte dos esforços de Maria e dos demais integrantes do projeto do Acervo Márcio Werneck em divulgar para o público em geral o conteúdo acumulado por décadas e, mais do que isso, registros do pensamento de figuras importantes na vida e sociedade locais, que poderiam ficar perdidos no tempo.

Considero esse conteúdo audiovisual uma das partes mais importantes do acervo, porque é uma parte da história que a gente não encontra mais. Não tem registro do que o Victorino (Carriço) pensou sobre determinado assunto em determinada época; não tem registro do que o Hilton Massa tenha pensado sobre determinado assunto. É um recorte da história que está preservada nessas fitas, que nem eu sei na totalidade. Ninguém sabe, talvez nem o meu pai, porque ele não teve tempo para se debruçar sobre esse conteúdo. É um material muito precioso para a Região dos Lagos como um todo, pensando em Cabo Frio como grande centro de influência para as cidades que estão ao redor. Penso também que pode ser base de pesquisa para muita gente que estuda a história de Cabo Frio avalia Maria.

Antes de ser contemplado pelo edital Integra Rio, o projeto do Acervo Márcio Werneck havia sido escolhido apenas uma vez, em 2014, com o Proedi, programa municipal de fomento à Cultura. Naquela ocasião, os recursos foram usados para a digitalização dos documentos e a criação do site (www.acervomarciowerneck.com.br), onde estão disponíveis imagens, textos, vídeos e livros de Márcio sobre as áreas de pré-história, história, geografia, biologia, ecologia, arte e cultura.

Desde então, Maria e os demais envolvidos no projeto têm lançado mão de recursos próprios, como os obtidos por meio de um 'crowdfunding' ('vaquinha virtual') realizado no ano passado. Como contrapartida pelos recursos obtidos pelo edital carioca (R$ 50 mil com R$ 13 mil de descontos em impostos), serão realizadas 'lives', em que a cultura da região poderá ser difundida para a capital, dentro do conceito de integração e troca de saberes entre os municípios proposto pela iniciativa da Prefeitura. Para Maria Werneck, a nova fase do projeto, que deve ser implantada em até um ano, lhe traz a sensação de dever cumprido.

É como se de fato agora, com esse edital, eu pudesse entregar uma parte muito importante para todo mundo. Esse edital foi muito importante para o Acervo para concluir essa parte do acervo físico. Estamos finalizando a parte de digitalização dos papéis, então acredito que, em mais um ano, a gente vai entregar para todo mundo que quiser ver, porque vai ser sempre gratuito o site. É botar na rua o material que existe para dar acesso, informação e disponibilidade desses estudos. Porque se a gente pensar que meu pai estudou trinta anos, que depois esse acervo ficou dez anos guardado, e agora tem quase dez anos da gente fazendo esse trabalho, está totalizando quase meio século só de levantamento dessa cultura de Cabo Frio e de Búzios conclui.

Livro O Acervo Márcio Werneck e a Sophia Editora firmaram uma parceira para a republicação do livro 'América de Américo', de 2003. O acordo aconteceu após uma reunião entre o coordenador editorial da Sophia, Rodrigo Cabral, e a curadora do Acervo, Maria Werneck, na sede da editora no Centro.

No encontro, também foram definidos detalhes da publicação do livro 'Arraial e a fábrica da baleia', de Leandro Miranda, autor de K-36, p Zeppelin que caiu no Cabo', que tem como pano de fundo na operação da empresa japonesa Taiyio Fishery, na década de 1960.