O site da Folha dos Lagos passou a contar com o monitoramento em tempo real dos casos de coronavírus nos sete municípios da Região dos Lagos. A atualização é feita pela equipe de jornalismo da Folha a partir de dados oficiais obtidos junto às secretarias de Saúde. A nova funcionalidade mostra o número de casos suspeitos, confirmados e óbitos.
No caso dos suspeitos, são exibidos os números dos que estão sendo investigados até o momento. Ou seja, não são levados em conta aqueles cujos testes deram negativos, sendo classificados como "descartados" pelas autoridades.
Ao mesmo tempo, o site lança uma editoria específica para a cobertura dos temas relativos ao covid-19.
As iniciativas vêm na esteira do esforço da Folha em redobrar a aposta no jornalismo profissional no momento em que está prestes a comemorar 30 anos. O aniversário é no dia 30 de abril de 1990, ocasião em que o jornal publicará edição especial em sua versão impressa, que também será disponibilizada gratuitamente no site.
– A internet e as mídias sociais democratizaram a produção de conteúdo, o que é oportuno para que o debate público tenha pluralidade de vozes. No entanto, em tempos de pandemia e do perigo latente das fake news, torna-se nítida a importância do jornalismo profissional. É o caminho mais difícil, por conta das dificuldades operacionais e financeiras impostas pela crise, mas é o único caminho que a Folha percorre desde sua fundação. Nossa preocupação é em noticiar com profundidade, credibilidade e isenção – avaliou Rodrigo Cabral, diretor-editor da Folha dos Lagos.
Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.
Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.