quinta, 28 de março de 2024
quinta, 28 de março de 2024
Cabo Frio
24°C
Alerj Superbanner
Alerj Reb banner
TESTAGEM AMPLIADA

Quatro unidades de saúde começam a fazer teste de Covid-19 em Cabo Frio

Cidadão que estiver entre primeiro e sétimo dia de sintomas pode procurar ESFs da Florestinha, Gamboa, Porto do Carro e Praia do Siqueira/Palmeiras

21 maio 2021 - 09h52Por Redação

A partir de agora a Prefeitura de Cabo Frio vai realizar teste Swab RT-PCR para detecção da Covid-19 em quatro unidades de saúde específicas. O cidadão que estiver entre o primeiro e sétimo dia de sintomas como tosse, resfriado e breve mal-estar poderá ser testado na Estratégia Saúde da Família (ESF) dos bairros Porto do Carro, Gamboa, Praia do Siqueira/Palmeiras e Florestinha (Tamoios). O exame será feito toda segunda e quarta, das 13h às 16h, e às terças e quintas das 8h às 16h.

Os testes serão somente para pessoas que apresentem sintomas respiratórios, ou que tiveram em contato próximo a um caso confirmado de Covid-19 durante o seu período de transmissibilidade, que varia entre dois dias antes e 10 dias após a data de início dos sintomas.

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio orienta que o paciente busque o primeiro atendimento na Unidade Básica de Saúde ou Estratégia de Saúde da Família em que é cadastrado para receber o encaminhamento para a testagem do exame Swab RT-PCR. Caso o usuário vá direto às unidades de testagem, passará por uma pré-avaliação por profissional de saúde para verificar se deve realizar o teste.

O objetivo é ampliar o número de pessoas testadas para acompanhar a evolução dos casos na cidade, bem como buscar a adesão do paciente ao isolamento domiciliar, com acompanhamento familiar para evitar a disseminação do vírus.

“As unidades básicas de saúde são para atendimento inicial de quadro leve dos sintomas. Quando o atendimento é emergencial, o paciente deve ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA)”, alerta o médico da saúde da família, Guilherme Tritany, apoiador institucional da Atenção Básica de Cabo Frio.

SOBRE O TESTE SWAB RT-PCR

Utilizado entre o primeiro e o sétimo dia de sintomas, o swab é feito com uma espécie de bastão (tipo cotonete) que serve para coleta de material nasal. A realização está condicionada à avaliação do profissional de saúde.

Além de todas as ações do município, como no teste para identificação do diagnóstico e demais medidas de prevenção, a Prefeitura de Cabo Frio reforça que o mais importante e eficiente é a conscientização da população, que deve evitar aglomerações, utilizar máscara e acatar as recomendações dos profissionais de saúde.

ONDE FAZER O TESTE:

ESF FLORESTINHA – Rua Espera Feliz s/nº, em Tamoios
ESF GAMBOA – Rua Jorge Veiga s/nº
ESF PORTO DO CARRO – Rua Rosalina Cardoso da Fonseca s/nº
ESF PRAIA DO SIQUEIRA/PALMEIRAS – Travessa Amapá s/nº