terça, 23 de abril de 2024
terça, 23 de abril de 2024
Cabo Frio
22°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
NESTA TERÇA

Operação cumpre mandados de busca e apreensão após suspeita de fraudes em licitações

Operação 'Scepticus' realizada na manhã desta terça-feira (9) visa cumprir 25 mandados em prédios públicos de Carapebus, além de endereços pessoais e de empresas em Armação dos Búzios e Macaé

09 junho 2020 - 12h56Por Redação

Uma operação conjunta entre a Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria-Geral da União foi realizada na manhã desta terça-feira (9) para apurar possíveis fraudes em licitações no Fundo Municipal de Saúde de Carapebus. A operação "Scepticus" visa cumprir 25 mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Carapebus, e também em endereços de empresas e pessoas físicas situados nas cidades de Carapebus, Duas Barras, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, Itaperuna, Macaé, Armação dos Búzios e Vitória, no Espírito Santo.

Todos os mandados foram expedidos pela Vara Federal da Subseção Judiciária de Macaé.

Segundo a Polícia Federal, a apuração identificou indícios de fraude em dispensas de licitação realizadas para aquisição de medicamentos, equipamentos de proteção individual (EPIs), testes rápidos para detecção da Covid-19, locação de equipamentos e insumos hospitalares e contratação de empresa para montagem de hospital de campanha.

Dentre os indícios de fraudes verificados estão a escolha de empresas antes mesmo da instauração de processos de licitação; empresas com sede em endereços residenciais, sem empregados e bens; e contratação de fornecedor que possui vínculo familiar com servidor lotado na Secretaria de Saúde.

Segundo a investigação, a soma de recursos públicos envolvidos nas dispensas de licitação investigadas é de aproximadamente R$ 4,7 milhões.

O nome da operação tem origem latina e significa ceticismo e, segundo a os investigadores, traduz a falta de crença nas ações empreendidas pelos agentes públicos e empresários investigados no combate ao Covid-19.