Cinco dias após o anúncio de que estava infectado pelo novo coronavírus, o prefeito de Cabo Frio, Adriano Moreno (DEM), rompeu o isolamento social e foi flagrado fazendo compras em um supermercado do Braga neste sábado (25).
Após repercussão negativa nas redes sociais, Adriano fez uma publicação em seu perfil no Facebook e disse que, por volta do meio-dia, fez um teste rápido para a doença na UPA do Parque Burle, que deu negativo. Ele afirmou que tomou todas as medidas de segurança e não se envolveu em aglomerações.
Entretanto, profissionais da Saúde recomendam que nestes casos seja aguardado o resultado dos exames laboratoriais, já que os testes rápidos podem apontar o chamado "falso negativo". Seguindo esse entendimento, sobretudo pelo cargo que ocupa, Adriano deveria seguir a quarentena e, antes de sair de casa, provar à população que está curado. Contudo, na mensagem, o prefeito disse não ter feito nada de errado.
"Graças a Deus reagi bem à doença, estou bem. No fim da tarde fui a um supermercado da nossa cidade, seguindo todos os protocolos de segurança, usei máscara e mantive distância das pessoas. Antes de estar prefeito eu sou médico, sei das dificuldades e trabalho há muito tempo para minimizar a transmissão do coronavírus em Cabo Frio", publicou.
Após passar a semana em quarentena, reunindo-se por videoconferência com os secretários, o prefeito disse que vai voltar a trabalhar no gabinete nesta segunda-feira (27).
Cabo Frio registra 23 casos confirmados da Covid-19, com duas mortes. Três outros óbitos estão sendo investigados. Além disso, 118 pacientes aguardam o resultado de testes.
Confira abaixo o pronunciamento do prefeito.
Descubra por que a Folha dos Lagos escreveu com credibilidade seus 30 anos de história. Assine o jornal e receba nossas edições em casa.
Assine Já*Com a assinatura, você também tem acesso à área restrita no site.