sábado, 27 de abril de 2024
sábado, 27 de abril de 2024
Cabo Frio
24°C
Park Lagos Super banner
Park Lagos beer fest
CABO FRIO

Acia cobra fim da obrigatoriedade de estabelecimentos fazerem testes de Covid em funcionários

Em nota de repúdio, entidade diz que 'vai até o fim' para que o decreto municipal seja alterado

24 junho 2020 - 20h27Por Redação

A Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia) cobra da Prefeitura o fim da obrigatoriedade para os estabelecimentos comerciais de realizar testes rápidos de Covid-19 em seus funcionários. A determinação está no decreto municipal nº 6.278, publicado nesta segunda-feira (22).  Segundo o decreto, a medida se tornou necessária devido ao aumento de 40,3% de casos confirmados de coronavírus e 11 óbitos no munícipio nos últimos 15 dias.

Em nota de repúdio assinada pela presidenta Patrícia Cardinot, a entidade argumenta que a realização dos testes é de responsabilidade do município e do governo do Estado. De acordo com a entidade, os comerciantes ainda sofrem os efeitos financeiros da pandemia e estão seguindo todas as regras impostas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

"É um absurdo que o prefeito passe uma responsabilidade do governo aos empresários que mal estão conseguindo recuperar os prejuízos causados pela pandemia e ainda manterem seus estabelecimentos abertos", diz trecho do comunicado distribuído à imprensa.

Sem citar por quais meios isso será feito, a Acia afirmou que vai 'até o fim' para que o decreto seja alterado e a imposição seja derrubada. 

"Não podemos pagar pela falta de estrutura na saúde do Estado do Rio, do Brasil e de Cabo Frio. Solicitamos, com urgência, a revisão desse decreto pelo prefeito e seu gabinete de crise. Queremos e vamos colaborar, mas precisamos que o governo também tenha sensibilidade com esse momento atípico e crítico que a nossa população e nosso comércio estão vivendo. Não é o momento de obrigatoriedade, mas sim de acolhimento com nossos comerciantes que ajudam a manter e gerar empregos na cidade", finaliza a nota.

A Prefeitura de Cabo Frio ainda não se pronunciou sobre a cobrança feita pelos comerciantes.