Saúde será foco na volta dos trabalhos da Câmara

Vereadores voltam hoje ao plenário após recesso de janeiro

Publicado em 05/02/2019 às 09:20

A Saúde municipal também estará na mira dos vereadores de Cabo Frio, a partir de hoje à noite, quando recomeçam as sessões na Câmara, que terá solenidade para a instalação dos trabalhos de 2019. A necessidade de melhorias na rede municipal, com foco na crise do Hospital da Mulher, é um assunto que une tanto governistas como a oposição. 

Ontem, líder do bloco minoritário, Rafael Peçanha (PDT), anunciou para depois de amanhã, no auditório da OAB, a realização de uma reunião da Comissão de Direitos Humanos, que ele preside, para apresentação de um relatório sobre a crise no Hospital da Mulher. 

– A expectativa é grande de seguir no trabalho de combate ao modelo de 23 anos e três governantes que têm dominado nossa cidade, revezando nomes e mantendo práticas. Acredito que a crise no Hospital da Mulher será a primeira grande urgência a ser debatida, e que precisa de uma ação enérgica do Legislativo – adianta Peçanha.

Em tom mais ameno, o líder do governo, vereador Miguel Alencar (PPS), concorda que a Saúde deve ter a atenção da Casa e do Poder Executivo.

– Acho que agora o foco da Câmara tem que ser em cima das coisas que a sociedade precisa. Sempre que acontece uma união no sentido de fiscalizar e cobrar o Executivo para as melhorias, as coisas são tocadas de forma diferente. Não que o Executivo precise disso, pois está fazendo o seu trabalho, mas a gente aponta. A gente está sempre trabalhando com a população direto. A Saúde vai ser um grande foco como um todo: no Executivo como trabalho e o Legislativo fiscalizando e apontando a direção – comentou Miguel, que ressaltou o fato de o governo trabalhar com orçamento que ele mesmo elaborou.

Reestruturação e pautas do governo –  O mês de recesso serviu como estruturação do Legislativo, que começa hoje a funcionar sob o comando do experiente vereador Luis Geraldo Simas de Azevedo (PRB), pela segunda vez na presidência da Câmara. Embora as atividades de plenário tenham sido suspensas, a secretaria recebeu projetos de lei, indicações e requerimentos, que começam a ser apreciados a partir de depois de amanhã.  

– A expectativa para este biênio é grande, temos muitas matérias importantes para apresentar, discutir e votar. Além disso, vamos adaptar o prédio para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência e dar mais conforto para a população – anunciou Luis Geraldo, em nota enviada à imprensa.
No recomeço dos trabalhos, a expectativa é em torno dos projetos a serem enviados pelo governo, entre eles o da reforma administrativa, em que um novo organograma será estabelecido. A revisão do Plano Diretor é outra pauta aguardada para breve, que servirá para medir a fidelidade da base partidária, atualmente composta por 14 vereadores.

Um deles é o vereador Vanderlei Bento (PMB), que chegou a ser líder do governo no ano passado. Vanderlei afirmou que pretende colaborar com o governo, mas diz que terá postura de independência. 

– A expectativa do meu mandato é muito positiva. Quero manter um mandato independente, mas sempre harmônico. Quero voltar com meus programas de bairro e encurtar essa distância que existe entre o político e a população. Tentar ajudar o prefeito para o governo começar a se acelerar e se ajeitar – conclui Vanderlei. 

Búzios – O ano legislativo começa amanhã também em Búzios, agora sob a direção da vereadora Joice Costa (PP). Ontem, Joice ofereceu um café da manhã para funcionários da Casa. 

– Trabalhamos no recesso e falamos muito sobre a independência da Câmara. Conseguimos um site próprio, desenvolvido pelos servidores da casa. Antes era pago a um prestador de serviço. Para dar mais transparência nas licitações, nos contratos. Vamos trabalhar com essa independência pautando as questões que são importantes para o município em todas as esferas. Políticas voltadas ao servidor, ao Turismo e ao saneamento básico. Nosso trabalho será pautado pelo diálogo com todas as entidades de classe e com o governo – antecipou Joice, negando que a vida do prefeito André Granado (MDB) será mais fácil por causa da proximidade política com ele. 

Hoje recomeçam os trabalhos nas Câmaras de São Pedro da Aldeia e de Iguaba Grande. Em Arraial do Cabo, o recesso termina em 15 de fevereiro. 

 

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

 

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 99613-2841 | (22) 99933-2196

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 99887-3242

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 99776-2956