Janio teria indicado ex-presidente do PDT de Arraial em planilha de Albertassi

Davi Viana teria sido nomeado a cargo no Detran um dia após sua eleição à presidência do partido; ele nega relação

Publicado em 22/12/2017 às 11:45

Os nomes dos deputados estaduais Janio Mendes (PDT) e Márcia Jeovani (DEM) aparecem junto aos de outros 62 parlamentares em uma planilha de computador apreendido pela força-tarefa da Operação Lava Jato, na casa do ex-deputado Edson Albertassi (PMDB), na manhã de quarta-feira. 

Para os investigadores, o documento revela esquema de distribuição de cargos políticos no Estado do Rio de Janeiro em 2015. De acordo com a Polícia Federal, a planilha servia para Albertassi e outros deputados acusados de fazer parte de uma organização criminosa controlarem as nomeações, monitorarem votos e até interferirem em leis ou investigações. 

O nome de Janio aparece ligado à indicação de 15 cargos  em quatro cidades, na lista do deputado preso. O pedetista indicou servidores para a Fundação Leão XIII, Detran, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec). Segundo o documento, Janio indicou oito pessoas para trabalhar em Cabo Frio, dentre supervisores, diretores e chefias do Detran-RJ. 

Uma das indicações de Janio ao posto do órgão na cidade é a do ex-presidente do PDT de Arraial, Davi Vianna. A planilha revela, inclusive, a data da nomeação ao cargo de chefe do Ciretran: 14 de abril de 2015 – um dia após Davi ter assumido a presidência do partido. Pelo telefone, Davi negou que o pedido tenha sido feito pelo parlamentar.

– O processo de nomeação aconteceu muito antes dessa data. Milito no PDT desde os 16 anos. Assim como o prefeito elege pessoas de sua confiança, o governador coloca as deles. Tenho ligação política com Janio, mas a indicação é do Governo do Estado – defende-se Davi. 

Dentre as indicações, também encontram-se eleitores de Janio e filiados ao PDT de Arraial. Através de nota, a assessoria de Janio afirma que “o PDT fez parte da campanha que elegeu o governador. Na composição do governo, foi solicitada a indicação de pessoas para preenchimento de cargos em comissão na região”. No comunicado, o deputado ainda alega que “constam na lista pessoas que sequer foram nomeadas ou que já pediram exoneração.”

A assessoria do Detran-RJ informou não ter “conhecimento do documento citado”. A nota também esclarece que “os funcionários são avaliados, criteriosamente, pelo desempenho à frente do cargo”. Já Márcia aparece com 11 indicações para cargos em sete municípios. Apesar de prometer enviar uma resposta, a deputada de Araruama não se pronunciou sobre o caso.

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

 

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 99613-2841 | (22) 99933-2196

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 99887-3242

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 99776-2956