Adriano se reúne com vereadores: "prestação de contas e aproximação"

Prefeito fala sobre viagem à China com vereadores, mas papo trata de projetos, finanças e até empréstimo

Rodrigo Branco
Publicado em 06/12/2018 às 10:11

Frequentemente criticado na Câmara pelo distanciamento e pelo fato de o governo não responder a alguns dos requerimentos enviados pelo Legislativo,
o prefeito Adriano Moreno (Rede) abriu ontem o gabinete para receber a maioria dos 17 vereadores cabofrienses. Parlamentares com postura mais crítica ao governo como Rafael Peçanha (PDT) e Jefferson Vidal (PSC) não compareceram ao encontro. O atual presidente da Câmara, Aquiles Barreto (SD), foi outro ausente.

Foi o primeiro encontro oficial de Adriano com parlamentares desde que voltou da viagem à China, há pouco mais de um mês. Está certo que a reunião aconteceu por força de uma lei municipal que, desde o ano passado, obriga os governantes a prestar contas de missões oficiais ao exterior, mas o papo olho no olho serviu para estreitar a relação entre os poderes, em uma fase em que o Executivo precisa mandar projetos para a Câmara.

Mais do que falar dos acordos alinhavados em solo chinês, especialmente na área de Turismo, Adriano aproveitou para colocar os parlamentares a par de detalhes sobre outros projetos, como a fazenda de maricultura que será instalada no Peró por uma empresa hispano-brasileira, conforme antecipado pela Folha; e, sobretudo, da situação financeira do município.

Segundo a reportagem apurou nos bastidores, o prefeito mostrou-se esperançoso em conseguir o fim dos bloqueios judiciais que vêm ocorrendo nas contas, mas confirmou a intenção de pegar um empréstimo de curto prazo para pagar o décimo terceiro salário ao funcionalismo, caso as tentativas junto ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro sejam frustradas.

Dos vereadores, que precisam aprovar em plenário a operação financeira, Adriano ouviu que não deverá ter obstáculos para conseguir a autorização, desde que o estudo a ser feito pela Câmara não encontre algum problema na matéria que será enviada para o Legislativo.

Dinheiro chinês – Na reunião, o prefeito falou com os vereadores sobre o andamento das conversas com os chineses desde que o acordo de cooperação mútua com a cidade de Huzhou foi assinado em 26 de outubro. Para o ano que vem, está prevista uma visita de sete dias de uma comitiva de chineses para avançar em negócios.

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 9971-7556

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 9971-7841

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 9971-7841