Secretários municipais aprovam Otávio Leite no Turismo do Estado, mas pedem investimentos

“Quero contribuir para a Região dos Lagos”, diz futuro secretário

Publicado em 17/11/2018 às 11:04

RODRIGO BRANCO

 

O anúncio feito pelo governador eleito Wilson Witzel (PSC) de que o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) será o futuro secretário estadual de Turismo da gestão Wilson Witzel foi bem recebido pelos responsáveis pelo setor na Região dos Lagos.

Mas, ao mesmo tempo que esperam Otávio Leite de braços abertos, os secretários municipais dos três principais destinos turísticos da região – Cabo Frio, Búzios e Arraial do Cabo – o aguardam com uma extensa lista de demandas que esperam ver atendidas para alavancar a atividade.

O tirular da pasta do Tursismo cabofriense, Radamés Muniz, disse que já conversou por telefone com o futuro secretário estadual. Entre os assuntos, a recente viagem de Radamés em companhia ao prefeito Adriano Moreno (Rede) à China, o fim de outubro. Segundo o sceretário, Otávio Leite se interessou em conhecer o acordo de cidades coirmãs assinado com Huzhou. Ele aguarda uma vinda do futuro secretário para depois do verão. Radamés pretende ter o apoio do Governo do Estado para três pontos principais: a construção de um novo terminal rodoviário; a dragagem da Boca da Barra e do Canal do Itajuru e a construção de um Centro de Convenções privado.

À parte, o secretário cabofriense espera ainda a conclusão de um trecho de 2 Km de estrada até o aeroporto, pelo bairro Vila do Sol. A obra, de responsabilidade do governo estadual, permitiria o acesso ao terminal sem ter que passar por Arraial.

– Ele (Otávio Leite) disse que quer estar mais presente no interior. Estive na apresentação do material de transição entregue pelo (atual) secretário Nilo (Sérgio Félix). Como os dois são membros efetivos do turismo, a união foi muito boa. Ele é muito bem a aceito, entende as demandas, e terá um olhar maior para o interior – pondera Radamés.

No balneário buziano, a expectativa não é menor. A lista de pedidos, então, é ainda mais extensa. Entre outras questões, o secretário César Fernandes pede isenção do ICMS de combustíveis para os aviões nos aeroportos do Estado; recursos para divulgação e fortalecimento de calendário de eventos; melhorias nas estradas; investimentos em equipamentos turísticos e a criação de um batalhão turístico da PM. César disse que uma associação das secretarias municipais irá se encontrar com Otávio Leite para entregar suas demandas. 

– É uma pessoa que sempre tentou ajudar Búzios e é engajado no Turismo. A indicação é muito positiva, melhor que um político que não entenda do assunto. Cada vez mais os cargos tem que ser técnicos – comentou César.

Seu colega de Arraial, Paulo Ribeiro, pede incentivo ao ecoturismo e a limpeza da Lagoa de Araruama. Ele espera ver a integração das cidades.

– Acho que um olhar de planejamento para a região vai beneficiar muito Arraial – disse o secretário de Turismo cabista.

 

“Quero contribuir para a Região dos Lagos”, diz Otávio Leite

Logo após ter o nome anunciado pelo governador eleito Wilson Witzel como futuro secretário estadual de Turismo, o deputado federal Otávio Leite (PSDB-RJ) tem se dedicado a longas reuniões de transição. Ontem à noite, ao fim de uma delas, Otávio Leite conversou rapidamente e com exclusividade com a reportagem para falar do que pretende fazer pela Região dos Lagos, uma das principais do Estado do Rio quado o assunto é a pasta que irá assumir em janeiro.

– Quero atuar em parceria com as prefeitura e os empreendedores turísticos locais. Aliás, como deputado, venho trabalhando, por exemplo, para ajudar no problema do atracamento de navios de cruzeiro, tratando disso junto ao ministério e à Agência Nacional de Transportes. Destinei várias emendas para Búzios ao longo do tempo. Quero contribuir para que a Região dos Lagos seja cada vez mais um polo importante de turismo do nosso estado. Quer seja para captar turistas nacionais ou no mercado internacional – comentou, salientando que Cabo Frio “é estratégico”.

Sobre as questões levantadas pelos secretários municipais, ele confirmou que receberá as demandas em breve.

– Vamos fixar agendas comuns mas, como eixo fundamental, acho que todos os gestores públicos têm, cada vez mais, que se apoiar nas parcerias público-privadas – pontuou Leite, que elogiou o fato de Cabo Frio receber a Bandeira Azul, mas não confirmou presença na solenidade de hasteamento, dia 25.

 

 

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

 

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 99613-2841 | (22) 99933-2196

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 99887-3242

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 99776-2956