Defeso da Lagoa de Araruama termina nesta quarta

​Balanço final do período será divulgado pelo Consórcio Lagos São João

Publicado em 31/10/2018 às 10:31

Termina hoje o defeso total da Lagoa de Araruama. A proibição da pesca começou a valer no dia 1° de agosto com o objetivo de preservar espécies em reprodução. Neste ano as equipes de fiscalização tiveram dificuldades e a quantidade de apreensões foi menor do que no ano passado. O balanço final, no entanto, ainda será divulgado pelo Consórcio Intermunicipal Lagos São João.

– O defeso este ano teve seu lado positivo pelo esforço das guardas ambientais dos municípios da região. Os municípios se uniram, mas este ano tiveram o menor apoio de todos os defesos realizados até agora – afirma a secretária executiva do Consórcio, Adriana Saad, que desde o início do defeso vinha apontando falhas na fiscalização, como a diminuição da atuação da Unidade de Polícia Ambiental (Upam).
Saad admite que muitos pescadores desrespeitaram o defeso, principalmente os de camarão, mas alegou que a entrada do Ministério Público no cenário impediu que a situação fosse ainda pior. 

– Tivemos um ganho com a entrada do MPF através do Dr. Leandro, que se engajou no defeso: Muitos pescadores de camarão, principalmente, não respeitaram porque tem muito comprador. Mas desta vez o MPF investigou os compradores e fez uma ação de combate – disse ela.
Durante o último trimestre o Consórcio passou a discutir uma proposta de retirar o camarão do defeso. Desta forma, a pesca do camarão seria permitida durante todo o ano com a contrapartida da proibição do uso da tróia – equipamento que potencializa a captura, formando uma espécie de paredão que retira espécies e tamanhos diversos da água. 

A proposta foi encaminhada ao Governo Federal para análise. Se for aprovada, o defeso da Lagoa continuará sendo realizado anualmente na mesma data, mas sem valer para o camarão.

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

 

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 99613-2841 | (22) 99933-2196

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 99887-3242

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 99776-2956