Comitê de Bacias Hidrográficas dos Rios Macaé e das Ostras escolhe plenária para o período 2019-2020

Em reunião marcada para o dia 25, novo presidente e membros da diretoria também serão eleitos

Redação I Foto: Erica Ferreira (Prefeitura de Macaé)
Publicado em 23/01/2019 às 15:08

Acontece nesta sexta-feira (25) na Reserva Biológica União, em Rio das Ostras, a partir das 9h, uma reunião entre os membros do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé) para renovar a plenária do órgão colegiado, além de decidir a nova composição da diretoria, incluindo o diretor-presidente, o vice-diretor presidente, o secretário-geral e outros três membros, que exercerão mandato de dois anos. Atualmente, o comitê é presidido por Rodolfo dos Santos Coutinho Coimbra.

O encontro reunirá as entidades que, após a divulgação do edital, no dia 10 de dezembro de 2018, manifestaram o interesse de permanecer ou começar a fazer parte da plenária do comitê ambiental. A eleição da nova diretoria terá três etapas: escolha de dois candidatos por cada segmento (sociedade civil, usuários e poder público), totalizando seis; a escolha entre os seis membros da diretoria dos cargos que cada um irá ocupar no próximo biênio; e a aprovação dessa seleção feita pelos membros da plenária.

O atual presidente, Rodolfo dos Santos Coutinho Coimbra, ressaltou a importância da renovação da plenária do órgão para garantir que a política nacional de recursos hídricos seja implementada. Além disso, ele fez um pequeno balanço de sua gestão à frente do comitê no último biênio, destacando principalmente a superação perante os obstáculos financeiros.

– A renovação da grade de membros do CBH Macaé é imprescindível para garantir que a política nacional de recursos hídricos seja implementada, uma vez que tal política prevê que a gestão deste recurso deve ser de forma integrada, participativa e descentralizada. Nos últimos biênios, inclusive neste recente, o CBH Macaé vem garantindo de forma paritária entre os setores que novas instituições possam contribuir de forma direta e indireta no planejamento e gestão dos recursos hídricos da Região Hidrográfica VIII. Vale ressaltar que apesar de todos os entraves político-financeiros que os comitês de bacia do Estado do Rio de Janeiro enfrentaram frente à crise financeira e arresto dos recursos para implementação dos planos de Bacia, o CBH Macaé se manteve íntegro e eficaz nos direcionamentos da política de recursos hídricos – disse.

Na sexta-feira, outras duas reuniões extraordinárias também acontecerão durante o evento. Elas tratarão sobre uma pequena mudança no regimento interno do órgão e, também, sobre o orçamento para o próximo biênio.  

Entre os objetivos do CBH Macaé estão gerenciar de forma descentralizada, participativa e integrada os recursos hídricos na esteira do desenvolvimento regional e da proteção do meio ambiente na região hidrográfica VI do Estado do Rio de Janeiro, que inclui os municípios de Macaé em sua totalidade e parcialmente os municípios de Nova Friburgo, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu e Carapebus.

O comitê estimula e apoia iniciativas de educação ambiental e de proteção da água contra ações que possam comprometer seu uso, maximizando os benefícios econômicos e ambientais que este bem pode dar à sociedade, além de promover a prevenção contra eventos hidrológicos críticos que ofereçam risco à segurança pública e possam trazer prejuízos diversos.

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

 

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 99613-2841 | (22) 99933-2196

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 99887-3242

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 99776-2956