Festival Sabores de Cabo Frio começa neste sábado (1)

Evento que vai até 1 de outubro terá pratos que realçam raízes da culinária local em 60 restaurantes 

Alexandre Filho l Foto: Divulgação
Publicado em 01/09/2018 às 10:32

Com destaque para pratos que remetam às origens da culinária de Cabo Frio, começa hoje a quarta edição do Festival Sabores de Cabo Frio. Durante um mês de evento, 60 restaurantes da cidade irão oferecer pratos exclusivos. Secretário de Turismo Radamés Muniz comemora valorização da gastronomia local, e setores da hotelaria e comércio da cidade festejam a realização do evento, que deve atrair turistas para a cidade durante o mês de setembro.

Considerada a sétima cidade mais antiga do Brasil, Cabo Frio sofreu influências em sua culinárias que vem desde os índios Tamoios, perpassando pelos holandeses e franceses até os portugueses. Com o desafio de mostrar um pouco de tamanha diversidade, 60 restaurantes da cidade irão oferecer pratos exclusivos para o evento a preços módicos. Entre entradas, pratos principais, petiscos e sobremesas, os valores variam entre R$ 15 e R$22.

Segundo o secretário de Turismo de Cabo Frio, Carlos Cunha, o novo conceito do festival vem exatamente para valorizar a gastronomia local. Além disso, ele ressalta que o formato do evento é benéfico para empresários e poder público do ponto de vista econômico.

– Esse é um novo conceito que tentamos trazer para a cidade, que é de valorizar a gastronomia da cidade, e o festival é um exemplo de um trabalho diferenciado. Não é montada nenhuma estrutura, é tudo feito dentro dos próprios restaurantes, para aproveitar o espaço físico que os empresários já dispõem. Especialmente esse ano os restaurantes se utilizarão dos temperos da culinária caiçara, criando seus pratos principais e podendo servir também seu cardápio normal. É um formato bem interessante porque não gera custo extra e a gente entra só na parte da divulgação – explicou ele, que ressaltou o crescimento da gastronomia de Cabo Frio nos últimos anos.

– A gastronomia de Cabo Frio cresceu muito nos últimos cinco anos e o nosso pólo de restaurantes é prova disso. Os que já estavam instalados se especializaram e os novos se que se instalaram chegaram com novas ideias. A gastronomia é um novo conceito de comércio e turismo especializado e os restaurantes estão se especializando, trazendo pratos novos, e o festival mostra que os empresários daqui podem se unir e crescer juntos – completou.

Quem também comemora a realização do Festival de Sabores é o setor de hotelaria da cidade. Segundo a presidente do Cabo Frio Convention & Visitors Bureau, Maria Inês Oliveros, a realização do evento é muito importante pois traz um turista que aprecia a gastronomia, público considerado interessante para o segmento.

– O festival é muito importante para o turismo, hotelaria e comercio em geral, pois vai trazer um público muito interessante, que gosta da boa gastrononia, que hoje é um dos pilares do turismo da cidade e que vem se aprimorando em Cabo Frio. A temática desse ano resgata um pouco a historia da cidade, e isso também é turismo, faz parte dos atrativos para os turistas que nos visitam e alavancam a economia de Cabo Frio – disse.

Enquanto o festival estiver acontecendo, no dia 7 de setembro, uma sexta-feira, será o feriado nacional da Independência do Brasil. Com a data, quando turistas do Brasil inteiro vem para a cidade para se divertir e descansar, Maria Inês revelou que a taxa de ocupação do setor hoteleiro da cidade são excelentes.

– Para o feriado temos uma taxa de 99%, quase 100% em alguns hotéis, o que é muito bom. E por conta do festival, que acontece o mês inteiro, algumas pessoas vão ficar mais um pouco, e a cidade vai ficar ainda mais movimentada em nos outros fins de semana do mês – declarou.

O comércio de Cabo Frio é outro segmento que tem motivos para festejar. Apesar de ainda lamentar a não realização da Cabo Frio Forte em outubro, e não considerar o festival como uma “segunda opção” para o setor varejista, o presidente da Associação Comercial, Industrial e Turística de Cabo Frio (Acia), Eduardo Rosa, afirma que o evento é extremamente benéfico para o setor, principalabmente pelo número de turistas que vêm para a cidade por conta da atração.

– É um evento muito legal e benéfico para o comércio. É sempre importante ter um atrativo desses, ainda mais no segmento de gastronomia, que atrai pessoas que querem ir para um bom restaurante. Isso tende a melhorar o fluxo do turismo de Cabo Frio e a tendência é que não só os restaurantes como também o comércio possa vender mais com mais gente na cidade – declarou.

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

 

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 99613-2841 | (22) 99933-2196

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 99887-3242

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 99776-2956