Estudantes de Búzios protestam contra arbitrariedades em colégio

Insatisfação é com relação a horário e uniformes

Publicado em 15/05/2018 às 10:02

Um grupo de aproximadamente 100 estudantes do Colégio Municipal Paulo Freire, em Búzios, fez no começo da manhã de ontem protesto contra a direção da unidade. A principal queixa é sobre a intolerância do diretor com o horário de chegada dos alunos. Segundo os estudantes, o horário de entrada na instituição passou de 7h15 para 7h10, o que prejudicou quem mora em locais mais distantes e depende de transporte coletivo.

Os manifestantes dizem que pelas regras impostas, um atraso equivale a uma advertência e após três dessas, o aluno é suspenso. Além disso, foi proibida a saída de alunos ao meio-dia, ou seja, antes do horário, para que peguem a condução às 12h20. Por causa disso, muitos têm que fazer hora na rua até que passe o próximo ônibus. Os estudantes também denunciam que há restrições ao vestuário: bermudas, chinelos, tênis e roupas com rasgos não são mais permitidos.

– Se entraram cinco ou seis alunos para assistir a aula é muito. Fizeram coisas absurdas como trocar os horários e implicar com o uniforme, o que não tem sentido fazer. Tem que se adaptar com tudo diferente. Quer, siga o padrão dele. Se não for o que ele quer, não pode. Ele é meio que um ditador – reclama Karen Souza, que cursa o primeiro ano do Ensino Médio e é uma das articuladoras do movimento.

Uma comissão chegou a se encontrar com integrantes da direção do colégio, mas não houve acordo. Os estudantes também querem que a comunidade escolar decida diretamente quem vai dirigir a escola.

O atual diretor foi indicado pelo prefeito André Granado (MDB). Um projeto que tratava sobre a gestão democrática nas escolas foi retirado de pauta na Câmara Municipal, mas o governo municipal teria prometido reenviá-lo ao Legislativo, o que ainda não aconteceu. A reportagem tentou entrar em contato com a secretária de Educação, Deisemar Gonçalves, mas ela não atendeu às ligações da reportagem. A Prefeitura de Búzios também não se manifestou sobre o assunto.

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 9971-7556

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 9971-7841

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 9971-7841