Igreja faz procissão para Santo Antônio no Foguete

Celebração também conta com missa e benção de esposo, noivos e namorados

Publicado em 12/06/2018 às 09:32

Considerado o Santo casamenteiro mais popular do Brasil, Santo Antônio também é o protetor dos pobres, das famílias e traz fartura aos lares. Tão popular aqui quanto em Portugal, o Santo tem fama de ajudar a encontrar desaparecidos e conferir proteção a viajantes. Tradicionalmente, o dia seguinte ao dos namorados é dedicado ao santo que recebe inúmeros pedidos dos que procuram o amor. A Igreja de Santo Antônio, no Foguete, em Cabo Frio, realiza procissão amanhã.
A festa, que começou no dia 10, hoje conta com benção de esposo, noivos e namorados às 19h30 e com missa com o tema “A ação transformadora na igreja e no mundo”. Na quarta-feira, dia de Santo Antônio, a comunidade promove a procissão, com concentração às 19h15 na cancela 3. Dali os devotos seguem para a Igreja de Santo Antônio, onde acontece a Missa com benção de pães e festejos em homenagem ao santo. A Paróquia de Nossa Senhora da Assunção também promoverá a benção dos pães e pede que os devotos levem alimentos não perecíveis para ajudar os mais necessitados.
A Igreja de Santo Antônio fica na Rua da Restinga, 479, no bairro Foguete.

Os pães de Santo Antônio - O tradicional pão remonta a história de que, certa vez, o ‘pai dos pobres’ distribuiu aos mais necessitados todos os pães do convento onde vivia. Um frade se apavorou quando olhou os cestos, os mesmos estavam vazios e o sacerdote achou que os pais haviam sido roubados. Ao procurar Santo Antônio, o mesmo pediu que ele voltasse e olhasse com mais calma. O frade padeiro voltou e se deparou com os cestos lotados de pães. Foram tanto, que tiveram que ser distribuídos.

Fama de casamenteiro - O dia dedicado a ele é a data em que morreu: em 13 de junho de 1231. A fama de casamenteiro veio por conta da generosidade. Em época que para se casar eram exigidos altos valores à Igreja, Santo Antônio realizava as cerimônias sem cobrar taxas, daí um dos motivos da fama de casamenteiro.

Simpatias - No Brasil as simpatias para conseguir um amor no dia de Santo Antônio vão de colocar a imagem de cabeça para baixo ou sem o menino Jesus que carrega no colo, com a promessa de voltar a imagem ao normal quando se achar o procurado amor.

Conquistar alguém - Coloque uma imagem de Santo Antônio no quarto, de cabeça para baixo, e junto dela uma carta de amor ao pretendente. Quando a conquista acontecer, guarde a carta na gaveta de calcinhas e a imagem junto a objetos pessoais.

Arrumar namorado - De preferência em uma quarta-feira, prepare um altar, com uma toalhinha branca como base, para a imagem do santo casamenteiro. Acenda uma vela rosa, coloque cinco rosas vermelhas. No primeiro dia deixe a vela queimar até a metade e diga: “Santo Antônio casamenteiro, faz-me arrumar um namorado, pois sinto-me muito só e desesperada. Seu poder é grande e sei que posso contar com a vossa ajuda. Assim seja!”. No dia seguinte, deixe a vela queimar por completo e repita a oração. Recolha o que sobrar, enrole em papel branco e jogue no lixo.

Oração de Santo Antônio para atrair um namorado - “Meu grande amigo Santo Antônio, tu que és o protetor dos namorados, olha para mim, para a minha vida, para os meus anseios.
Defende-me dos perigos, afasta de mim os fracassos, as desilusões, os desencantos. Fazei que eu seja realista, confiante, digna e alegre.
Que eu encontre um namorado que me agrade, seja trabalhador, virtuoso e responsável.
Que eu saiba caminhar para o futuro e para a vida a dois com as disposições de quem recebeu de Deus uma vocação sagrada e um dever social.
Que meu namoro seja feliz e meu amor sem medidas.
Que todos os namorados busquem a mútua compreensão, a comunhão de vida e o crescimento na fé. Amém”

Oração de Santo Antônio para casar - “Santo Antônio, eu sei que o casamento é uma vocação abençoada por Deus. É o sacramento do amor, comparado ao amor que Cristo tem para com a Igreja.
Eu me sinto chamada ao casamento; por isto Santo Antônio, ajuda-me a encontrar um namorado bom, amável, sério e sincero, que tenha os mesmos sentimentos de afeto que eu sinto. Fazei que nos completemos um ao outro e formemos uma união abençoada por Deus, para que nós dois, juntos, sejamos capazes de vencer possíveis problemas familiares e conservemos sempre vivo o nosso amor, para que nunca falte a compreensão e a harmonia familiar.
Santo Antônio , abençoa-nos: a mim e a meu namorado; acompanha-nos até o altar e conserva-nos unidos pelo resto da nossa vida. Amém para sempre. Amém”.

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 9971-7556

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 9971-7841

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 9971-7841