Hemolagos comemora estoque cheio após fim de ano

Folha estreia campanha “Sou Sangue Bom, Sou Solidário” para incentivar a doação de sangue

Publicado em 10/01/2019 às 11:10

Neste início de ano, o Hemolagos só tem motivo para comemorar. Ao contrário do que se esperava após os feriados de final de ano, o estoque está cheio, fato que segundo o diretor do banco de sangue, Marcelo Paiva, se deu devido à pouca demanda neste período.

A situação é diferente da vivida pelo banco de sangue no início do ano passado, quando o Hemolagos ficou em alerta pois registrava baixíssimo estoque. O caso aconteceu por conta da grande demanda da virada de 2017 para 2018 e da pouca adesão às doações no período. Esse ano, porém, Marcelo Paiva comemora a boa saúde do banco de sangue.

– Estamos comemorando um período de final de ano bem mais tranquilo e calmo do que imaginávamos. Tivemos uma demanda 70% menor do que imaginávamos para essa época do ano comparada com outros anos, então estamos com um bom estoque, realizando um bom atendimento, pois não houve muita emergência nessa virada. Até agora tem sido melhor do que poderíamos imaginar – disse.

Mesmo com o estoque em alta, a Folha dos Lagos dá o pontapé inicial na campanha “Sou Sangue Bom, Sou Solidário”, para incentivar a população da Região dos Lagos a realizar as doações durante esse período, no qual a demanda é maior por conta do aumento da população flutuante e dos acidentes.

Para doar sangue e ajudar na campanha é necessário atender a alguns requisitos, como por exemplo: pesar mais de 50 Kg, ter entre 16 e 60 anos, não ter feito tatuagem ou colocado piercing nos últimos seis meses, não ter tido hepatite ou doença de Chagas, ter tido uma boa noite anterior de sono, não é necessário estar em jejum, mas alimentos gordurosos não devem ser consumidos menos de quatro horas antes da doação.

Segundo Marcelo Paiva, campanhas são bem vindas e importantes não apenas quando o banco está necessitado, mas também no dia a dia, para mantê-lo sempre cheio e criar uma cultura de doação na sociedade.

– Essas campanhas, como a que a Folha está fazendo, são sempre bem vindas e absolutamente imprescindíveis, porque qualquer doação no campo da medicina é um processo de educação continuada. Então não podemos parar nunca com as campanhas por parte da sociedade, pois não dá para interromper o processo de conscientização da sociedade, temos que sempre estar alimentando a formação dessa consciência, para manter acesa a idéia da necessidade de doar sempre – declarou.

A campanha abre o calendário do projeto “Solidariedade Não Tira Férias” e vai se estender até abril, quando o jornal lançará a “Inverno Solidário”, em busca de doações de casacos. Logo em seguida, será a vez da campanha “Criança Feliz”, para a coleta de doação de brinquedos e alimentos para crianças, que será sucedida pela “Natal Igual, Natal de Todos”.

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 9971-7556

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 9971-7841

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 9971-7841