Exposição na Passagem retrata a antiga Cabo Frio

Obras da artista plástica Gladis Reveilleau mostram parte da rotina de bairro histórico da cidade

Publicado em 02/11/2018 às 13:41

"Recordar é viver", diz Toquinho em de seus maiores sucessos. Com obras que remetem a antiga Cabo Frio, essa é exatamente a intenção da artista Gladis Reveilleau na mostra Cumplicidade, que está atualmente em exposição no Arco do Canal, restaurante e casa cultural localizada no bairro da Passagem, centro histórico da cidade.

Natural do Rio de Janeiro, Gladis se formou em artes plásticas em São paulo e há 30 anos mora em Cabo Frio. Ela já expôs seus quadros em diversas cidades do Brasil e do mundo, como Espanha e Portugal, onde esteve do Porto ao Algarve. Porém, o dia a dia de exposições estava fora de sua rotina há 15 anos, até surgir o convite do restaurante e casa cultural Arcos do Canal. Segundo ela, a motivação para voltar a expor veio da localização do restaurante, que está completamente interligada com a temática de suas obras.



– Primeiramente voltei a expor por conta da minha história com a Passagem, porque eu sempre morei aqui. Desde quando eu cheguei em Cabo Frio, tenho minha vida e meus amigos neste bairro. E você pode ver que na minha obra tem muito desse ambiente. E a segunda razão foi essa casa, o Arcos do Canal, que tem muito a ver com a minha história na cidade – disse.

E é exatamente a sua ligação com o bairro da Passagem e com a antiga Cabo Frio que está exposta em seus quadros, pendurados em diversos locais no restaurante localizado na orla da Passagem. Cartões postais e paisagens ligadas a natureza e que remetem à antiga Cabo Frio, com barcos, pescadores e animais típicos da cidade, são retratados nas obras da artista.



Segundo Gladis, a maior inspiração para pintar seus quadros é o dia a dia da cidade que poucas pessoas veem ou percebem. A artista explica que sua intenção com a exposição é resgatar a Cabo Frio de ontem e tentar transportar as pessoas presentes no local para essa realidade.

– A minha inspiração para pintar esses quadros foi o dia a dia em Cabo Frio. Não o dia a dia da cidade grande, pois Cabo Frio cresceu muito desde que eu cheguei aqui. Mas eu quero tentar resgatar a velha história de Cabo Frio, que conseguimos ver diariamente, principalmente aqui na Passagem, que foi onde a cidade nasceu. O meu trabalho é tentar resgatar a Cabo Frio de ontem, e que os que chegam agora não conhecem, e nem conseguem ver. Com o shopping e tudo mais, as pessoas não tem mais tempo para admirar as garças no pôr do sol, por exemplo – disse ela, que completou:

– Espero que as pessoas ao virem na mostra sintam emoção. Que eles consigam se transportar. Para os mais antigos, que lembrem daquele tempo, e que os mais novos tentem visualizar e encontrar a beleza que há neste lugar, a essência dele – finalizou. 

 

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

 

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 99613-2841 | (22) 99933-2196

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 99887-3242

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 99776-2956