Carnaval de Cabo Frio terá cerca de 30 blocos em 15 dias de folia

Planejamento será finalizado em reunião com o prefeito Adriano no fim do mês

Publicado em 10/01/2019 às 10:10

Cerca de 30 blocos deverão animar o Carnaval 2019 em Cabo Frio. A programação do "Carnaval para todos", que será o lema deste ano, terá duração de 15 dias, desde a semana anterior até o fim de semana seguinte aos dias de momo. A Secretaria de Cultura e a Associação dos Blocos confirmam que a Praia do Forte será liberada para os blocos que costumam desfilar pela orla.

De acordo com Felício Batista, superintendente da Secretaria de Cultura, o mapa dos blocos está pronto e foi enviado para a gráfica para impressão. A previsão é de que o material fique pronto na próxima segunda-feira (14). 

- Estivemos com o prefeito no fim do ano para mostrar o projeto que estava sendo elaborado e ele aprovou. Estamos em reuniões com diversos setores da Prefeitura, como as secretarias de Mobilidade, Ordem Pública, Meio Ambiente e Fiscalização de Posturas. Em breve iremos nos reunir com o pessoal da Saúde, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para fechar o pacote. O resultado final será apresentado em mais uma reunião com o prefeito no dia 24 de janeiro para acertar os detalhes - explicou Felício.

Ainda de acordo com ele, os desfiles irão ocorrer na Praia do Forte e bairros como Peró, São Cristóvão, Praia do Siqueira, Jardim Esperança e Tamoios. Na Praia do Forte, onde no ano passado houve polêmica devido à restrição dos desfiles de blocos na orla, a previsão é de que não exista atritos desta vez.

- Iremos montar a estação principal do Carnaval no bolsão de estacionamento que fica em frente ao antigo escritório do Cabofolia, com várias atrações como baile infantil e baile para a terceira idade. Alguns blocos ficarão concentrados na estação e irão desfilar em direção à Duna Preta. Outros irão sair da Passagem com dispersão na Praça da Cidadania. Estamos fazendo esse ordenamento feito com antecedência e tudo está sendo discutido. Alguns blocos têm seus pontos de ensaio e desfile nos bairros e outros têm o costume de desfilar na praia, e esses irão desfilar sem problemas - garatiu o superintendente de Cultura.

Para o presidente da Associação dos Blocos de Cabo Frio (Abbacaf), Joir Reis, a expectativa é colocar o Carnaval de Cabo Frio em rota de ascensão, após anos seguidos de atividades reduzidas.

- A expectativa é de que o Carnaval deste ano supere os anos anteriores. Tivemos uma reunião com o prefeito, que passou uma boa impressão. Acreditamos que ele irá cumprir com tudo o que foi combinado. O que a gente busca é que o Carnaval de Cabo Frio volte a ser o segundo mais importante do estado - afirmou Joir.

Em relação ao que foi acordado entre a Associação dos Blocos e o prefeito, Joir explicou que solicitou a liberação dos espaços públicos necessários para a atividade dos blocos e o fornecimento de estrutura de apoio.

- A promessa do prefeito foi de dar apoio total em relação à liberação dos espaços públicos para os desfiles, e, dentro do que for possível, fornecer estrutura de apoio também. Não teremos subvenção mas esperamos ter apoio em estrutura. A gente não quer colocar o Carnaval acima das outras questões que são importantes para a cidade - disse ainda o presidente da Abbacaf.

Em relação à estrutura que será disponibilizada, Felício Batista diz que, mesmo sem a definição, pode garantir que haverá colocação de banheiros químicos e tendas nos locais de maior concentração de foliões. Em relação a possíveis shows, não há nada definido.

- A definição final disso será na reunião com o prefeito, mas podemos dizer que alguma estrutura será oferecida aos blocos. Banheiros, por exemplo, vamos colocar na orla da Praia do Forte e nos lugares de maior concentração, mas ainda não dá para dizer a quantidade, essas coisas. As estações do Carnaval poderão ser utilizadas pelos blocos para as atividades deles, inclusive shows, se eles quiserem fazer. Sobre algum show feito pela Prefeitura não temos nada até o momento. Estamos focando no apoio aos blocos - explicou o representante da Secretaria de Cultura.

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 9971-7556

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 9971-7841

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 9971-7841