Cabo Frio terá Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

Evento vai oferecer dezenas de atividades científicas e tecnológicas para toda a população

Publicado em 17/10/2018 às 11:32

Universidade Estácio de Sá será um dos locais que receberá as atividades da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

Entre os dias 23 e 26 deste mês, Cabo Frio realizará a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, com ações simultâneas em diversas instituições do município e que terá dezenas de atividades científicas e tecnológicas, abertas e gratuitas para toda a população. O evento é de iniciativa da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Cogetei), setor responsável pelo desenvolvimento tecnológico e científico de Cabo Frio, e integra a 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que este ano traz o tema “Ciência para a redução das desigualdades”.

A solenidade de abertura será às 8h30 na Ferlagos, com a palestra “Mulheres na ciência”, com a palestrante Profª Drª Mônica Santos Dahmouche, doutora em Física Atômica pela USP e Pós-Doutora no BNM-Syrtr em Paris e USP/São Carlos. A palestra abordará a ciência como instrumento de redução das desigualdades na sociedade, e em seguida haverá apresentação de algumas oficinas para os presentes, que poderão ter um gostinho do que os alunos da rede pública irão vivenciar durante toda a semana de evento.

Segundo o secretário de Educação, Claudio Leitão, a realização do evento é uma oportunidade não só para estimular o pensamento criativo dos alunos como também para estreitar a relação com as instituições que produzem conhecimento científico na cidade e região.

– A Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação é um passo importante para estimular a capacidade criativa e inovadora dos nossos alunos e também para que possamos estreitar as parcerias com todas as instituições que produzem conhecimento, como universidades e outras entidades que produzem ciência, tecnologia e inovação. E nesse conjunto interativo, fomentamos o interesse pela ciência e estimulamos a produção de novos conhecimentos, tanto junto aos alunos da rede como em toda a população do município – disse em nota.

De acordo com o coordenador-geral de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio, Luiz Felipe de Oliveira Gonçalves, a iniciativa tem o propósito de aproximar a produção cientifica e as inovações tecnológicas dos estudantes de Cabo Frio e da população em geral, a fim de socializar ainda mais o saber cientifico.

– Foi um grande desafio para a Coordenadoria realizar esta Semana, devido ao pouco tempo da nossa gestão. No entanto, estamos muito satisfeitos com o considerável número de parcerias que acreditaram no nosso projeto e com a ampla qualidade de atividades oferecidas – afirmou Luiz Felipe em nota.

As ações serão realizadas em diferentes lugares da cidade, como universidades, tais quais a Estácio, Ferlagos, IFF Cabo Frio e IFRJ Campus Arraial do Cabo, assim como escolas municipais do primeiro e do segundo distrito, nas praças Porto Rocha e São Cristóvão, na Prolagos,no  Museu de Arte Religiosa e entre outros locais. Uma extensa e diversificada programação integra o evento, com oficinas, palestras, mini cursos, planetário móvel, teatro, visitas guiadas, Caravana de Ciência Itinerante, entre muitas outras.

Ações sociais

Além de atividades científicas e tecnológicas, a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia também realizará ações sociais para a população visando contribuir para a diminuição das desigualdades em diferentes âmbitos, com orientação profissional, jurídica e nutricional, corte de cabelo, higienização de face, saúde bucal, aferição de pressão, medição de glicose, avaliação de IMC, distribuição de kits, e outras, todas de forma gratuita.

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

 

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 99613-2841 | (22) 99933-2196

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 99887-3242

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 99776-2956