Banda Santa Helena completa 81 anos nesta sexta (7)

Sociedade musical é considerada berço de grandes músicos de Cabo Frio

Alexandre Filho I Foto: Reprodução
Publicado em 07/09/2018 às 10:43

São 81 anos de tradição na cidade. Neste 7 de setembro, a Sociedade Musical Santa Helena, uma das instituições culturais mais tradicionais de Cabo Frio, completa mais um ano de existência. Entre as comemorações do aniversário, como já é tradição, além do hasteamento da bandeira na sede, haverá também o “cortejo” que a banda fará em meio à cidade até o cemitério Santa Izabel, onde irá homenagear membros do passado.

– Completar 81 anos é um marco muito importante para a Sociedade Musical Santa Helena, que é uma instituição humilde, feita de amigos, onde eu nasci praticamente e a guardo como uma das coisas mais importantes da minha vida – disse José Vieira, conhecido como Grai, que há 25 anos ocupa o cargo de presidente da entidade.

Ao falar da banda, o Maestro Jessé Menezes afi rma não conseguir medir direito em palavras o sentimento que sente pela instituição. Ele toca na banda desde os 15 anos, e hoje rege os músicos, papel que já foi exercido por seu pai.

– Para mim é um orgulho muito grande fazer parte de uma entidade cultural como a Sociedade Musical Santa Helena. Na realidade, no meu caso, é uma coisa de família, pois meu pai costumava ser professor e mestre da banda, assim como eu sou hoje, e fi cava a frente dos músicos nas apresentações nas festas religiosas que aconteciam nos municípios – disse.

Tais festas, inclusive, originaram uma das tradições realizadas pela banda em todo aniversário da instituição. Há muitos anos, quando a banda foi tocar em uma procissão em Iguaba Grande, um ônibus que ia para o Rio de Janeiro atropelou alguns músicos durante a apresentação, deixando alguns feridos e suspendendo as atividades da Santa Helena por meses.

Em um 7 de Setembro, quando os músicos voltaram a tocar, um diretor sugeriu que eles fossem tocar no cemitério para agradecer a membros que um dia deram a sua contribuição pela banda. E dessa forma farão hoje, a partir das 8h, com 25 músicos da “Furiosa”, apelido da banda, que irão começar a tocar em frente a sede para então partir em direção ao cemitério para homenagear os que já foram. Desde 1937 atuante em Cabo Frio, a banda é berço de grandes músicos da cidade. Segundo o Maestro Jessé, as aulas de música oferecidas para jovens na entidade tem fundamental importância na formação deles.

– Ao darmos aula de música gratuitamente, damos um direcionamento para a vida deles, uma escolha para que eles possam se tornar músicos profi ssionais, se assim eles quiserem – declarou Maestro Jessé.

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

 

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 99613-2841 | (22) 99933-2196

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 99887-3242

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 99776-2956