As origens da culinária regional em livro

Obra de Fernando Mello será lançada pela Sophia Editora em breve

Publicado em 12/09/2018 às 10:18

Professor de gastronomia, bebidas e eventos do Instituto Federal Fluminense (IFF), Fernando Mello publicará em breve o livro “Do Mar à Mesa – A Pesca e a Culinária Típica da Região do Cabo Frio (Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio e São Pedro)” pela Sophia Editora. O trabalho é fruto de uma pesquisa do autor para sua defesa de mestrado e conta desde os primórdios sobre as diversas influências que a culinária da região do Cabo Frio – que também abrange Búzios , Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia – sofreu ao longo do tempo.

De família cabista, Fernando Mello encontrou nas suas raízes e em sua profissão a motivação necessária para começar o projeto que iria se tornar o livro que em breve estará ao alcance de todos. Segundo ele, diante do cenário de expansão da gastronomia na região dos Lagos e principalmente em Cabo frio, com diversos festivas sendo realizados e a visão de que o segmento deve se tornar um atrativo turístico a mais para as cidades, o lançamento do livro é de fundamental importância para que as origens da culinária local não se percam e dessa forma não se perca a identidade dos sabores e temperos da região que estão fincados aqui desde há muito tempo atrás.

– É uma contribuição até mesmo diante do cenário de crescimento da gastronomia local, porque é importante conhecer o passado para justamente se preparar para o futuro. É um pouco de entender a nossa identidade, tanto que o livro não é de receitas, é um livro histórico, para as pessoas entenderam como a população local se alimentava anteriormente – explicou.

Ainda sem data para ser lançado, Fernando afirma que está ansioso para “ver seu filho pronto”. O autor espera que, depois de lançado, a obra possa ser fonte motivadora para que a busca pelas origens da culinária local não cessem na região do Cabo Frio, deixando vivas as cores e sabores dos pratos típicos da região.

– Eu to doido pra ver meu filho. A gente transforma e quer poder divulgar, e deseja que isso contribua para todos. A ideia é que a gente consiga fazer lançamentos em todos os municípios da região. Cabo Frio está praticamente certo, em Arraial do Cabo também, e quem sabe poderemos fazer em todas as cidades de que são tratadas no livro. Espero que essa obra seja fonte motivadora para descobrir mais coisas do nosso passado na gastronomia. São muitos sabores e elementos que caracterizam a nossa região e merecem ser valorizados. Espero que o livro ajude a divulgar e criar novas visões sobre a culinária da região, podendo construir a nossa gastronomia baseada nas nossas próprias características – disse.

Veja também

Compartilhe:  

COMENTÁRIOS

EXPEDIENTE

Rodrigo Cabral

Diretor

Fernanda Carriço

Chefe de Reportagem

fernanda.carrico@folhadoslagos.com

Redação, Administração, Publicidade e Assinatura

Avenida Francisco Mendes 226, loja 06, Centro - Cabo Frio - RJ

Propriedade da Sophia Editora Eireli - ME.

CONTATO

Redação

folhadoslagos@ig.com.br redacao@folhadoslagos.com
(22) 2644-4698 - Ramal 206
(22) 9971-7556

Publicidade

(22) 2644-4698 - Ramal 215
(22) 9971-7841

Central do Assinante

(22) 2644-4698
(22) 9971-7841